segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Volver.


Mais um filme ótimo de Almodóvar. Segue o mesmo estilo de fotografia e roteiro de Kika, mas, sem cenas explicitas de sexo. É uma história de mãe para filha, digamos assim.

O filme se passa em Madri e numa pequena vila ao leste da Espanha, na qual (dizem) o vento deixa as pessoas loucas. Não se preocupe, não vou contar os pormenores da história desse filme, mas sim explicar sobre o que ele fala, já que muitas pessoas que foram ao cinema com esperanças de ver uma comédia se decepcionaram, pois esse filme é mais para drama do que para qualquer outro estilo (não que eu acredite em estilos cinematográficos). Apesar da ausência de cenas mais pesadas, existe muito sexo nas entranhas de Volver, já que mãe e filha foram estupradas por seus respectivos pais quando adolescentes e o filme conta justamente à vida de Raimunda e sua filha, Paula, após a mesma ter matado o pai.

O que mais intriga no filme é o sentimento que uma mãe tem por um filho ou filha, um amor fora da razão. Enquanto a mãe de Raimunda incendiou a cabana aonde seu marido e a amante dormiam, após descobrir que a filha fora estuprada (depois disso todos a julgaram morta, pois ela se escondeu na casa de sua irmã e nunca mais teve contado com suas amadas filhas), Raimunda, por sua vez fez de tudo para esconder de Paula e Sole (sua irmã) o que havia sofrido na infância e quando sua filha mata o pai por ele tentar estupra-la a verdade vêm à tona e Raimunda esconde o corpo do marido em um refrigerador, para mais tarde enterra-lo na beira de um rio.

Um ótimo filme para quem não gosta de clichês melodramáticos, pois é um filme que desperta sentimentos de descoberta a cada cena.

8 comentários:

DER KOSMONAUT disse...

aah gosto muito de volver
particularmente de como o vermelho é usado nas cenas

DiH disse...

Será ke sobrou alguma coisa para eu ver no filme? sadhdsahudhsau xD

Mesmo vc contando ele, eu te perdoo Txai =)~ Irei alugar ele assim que possível (como já havia dito no MSN outrora)

Enfim, sem mt oke comentar hj xD~

Anônimo disse...

filme fraco, na minha opinião

DER KOSMONAUT disse...

não fui eu que escrevi, foi Lara, um amiga que tá escrevendo pro blog agora diego

nãoseileianaminhacamisa. disse...

yeah, fui eu (:

já disse nesse blog que aodro o anônimo que me percegue em todos os meus blogs botando pra fuder? (:
te amo, anô! :D

nãoseileianaminhacamisa. disse...

(ps: não contei nem um terço do filme *-*)

Yvonne Carvalho disse...

Também acho que contou muito. Tirou grandes supresas...
Enfim...o filme vale ser visto mesmo assim.
=D

sthéfano disse...

escreve bem lara
mas alerto, com toda a tristeza do mundo, que pela tua critica descobri todos os segredos que o desenvolver do filme traz

um beijo
théfinho