domingo, 21 de outubro de 2007

WAS NÜTZ DIE LIEBE EN GEDANKEN?



Película alemã de 2004, Was Nütz Die Liebe En Gedanken é mais um filme da X-Filmes, produtora de cinema germânica que vem produzindo nos últimos anos a maioria dos filmes alemães que chegam aqui na Brasil (deve-se por exemplo à X-Filmes filmes como "Adeus, Lenin!"). Exibido na HBO com o título de "Amor na Cabeça" e na mostra Expectativa do Festival do Rio de 2004 com uma tradução ao pé da letra "Pra que serve o amor só em pensamento?", Was Nütz Die Liebe En Gendaken discute o paradoxo entre o amor do poeta (platônico) e o amor da prática e mais do que isso, a overdose do amor.

Trata-se de um filme que você provavelmente não encontrará em nenhuma locadora e apenas nos Torrents e Emules da vida. Uma pena para um filme tão bonito, embora eu não concorde com a rima que ele faz de amor com dor. Não tiro a graça do filme se contar sua história, já que o filme é um flash back gigante e o espectador é apresentado ao fato logo de cara - jovens criam clube do suicídio por não terem seus amores correspondidos.

O filme trata do amor de uma maneira universal (há relações homoeróticas neste filme) e sobre o que os seres humanos estão dispostos a fazer pelo amor. Poderia definir o filme como amor e vísceras. Foi o filme que levou boa parte do mundo ocidental a conhecer Daniel Brühl, barcelonês de mãe catalã e pai alemão, este jovem e aclamadíssimo ator é uma das figuras mais associadas ao cinema europeu atual ao lado de outros não menos talentosos como Audrey Tatou (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain).

Embora a reflexão mais fácil de Was Nütz Die Liebe en Gedanken nos leve a crer que o filme quer discutir o que já foi dito a cima, se analisado por outro viés Liebe en Gedanken bem pode ser uma crítica ao amor platônico demais e seus fins tendenciosos a tragédia (o filme é baseado em fatos reais). Fica a vontade de fazer com que vocês vejam o filme e a pergunta no ar - Pra que serve o amor só em pensamento?

"Amar - não pedi que ficasse mais ficou
Nunca perguntei quem era ou o que queria
Simplesmente estava lá
O que quer de mim amor?
Não eu mais forte só? E alguma vez precisei de voc^we?
Mas fique um pouco mais, não muito.
Só até eles pararem de perguntar como estou e eu parar de dizer "bem"
Todos podem notar só de olhar: Você está aqui
Se alguma vez me deixar, irei com você
"

P.S.: Desconsiderem boa parte do que escrevi sobre Tropa de Elite. Definitivamente não fui um dos que mais entendeu o filme, toda vez que construo algum conceito sobre ele alguém vem e quebra.

4 comentários:

vinicius gouveia disse...

você precisa comprar um gravador de dvd. eu quero esse filme.

DiH disse...

Okay, definitivamente eu quero ver esse filme. Passe a gravar esses filmes loucos e bizarros que não passam aqui para a terra de Vera Cruz e começe a vender pela internet com preço mais bacana para os amigos (leia-se, dê de presente para mim. ;} )

Irei procurar, em vão, creio eu, alguma locadora underground por aui que tenha esse filme.

Até mais =)

nãoseileianaminhacamisa. disse...

Já dizia Caetano: "pra que rimar, amor e dor?"
:~
quero ver esse filme também :B
adoro os filmes germânicos, na moral!

Unknown disse...

Repetir q eu tb quero ver o filme a essa altura já é tão cliché qnto rimar amor com dor?!

Daniel Brül é demais, sinceramente
Adoro os filmes dele *_*

fora Edukators, claro...