quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Tomates verdes fritos: um drama inteligente


Eu sempre fui uma grande fã de filmes de “drama”. Acho que desde pequena eles são os meus favoritos. E durante todos esses anos eu comecei a analisar como alguns deles, apesar de muito bons, acabam se afastando demais da realidade, se tornando um “lacrimejante” forçado. Você chora logo nas primeiras cenas, e continua chorando abraçado com suas toalhinhas de papel até o final do filme. Como eu já disse, mesmo assim, muitos desses lacrimejantes cinematográficos são bons, realmente bons.

O que é que falta, ao certo? Acho que talvez seja aquela melancolia do que se aproxima de nossa própria vida, aquilo cujo sentido não vale só na tela, mas também na nossa (ir)realidade. Um dos primeiros filmes que, apesar de continuar constituindo um mundo bem distante do meu, chegou a mim, em alguns momentos, por pequenas pontes – molhadas ou não ;P – foi Tomates verdes fritos.

O original era um livro – não sei se homônimo – de Fannie Flagg que eu nunca li, que se tornou filme através de Jon Avnet, cujos outros filmes também nunca vi. Sem grandes recursos estéticos, sonoplastia de destaque ou câmeras especiais, o filme parece justificar, no seu próprio roteiro, a simplicidade harmônica.

Apesar de não lidar com grandes efeitos ou cores e câmeras mirabolantes, eu aplaudo silenciosamente o diretor por conseguir ler e transmitir a paz, simplicidade que a história passa.
Não, não vou contar nadinha da história, só vou dizer o de sempre: tem horas em que dá vontade de chorar, mesmo que não seja muita, tem horas que dá vontade de rir, e tem hora que você somente pára e fica ali, olhando, meio bestinha. Pelo menos é o que acontece comigo. E acho que é por isso que já assisti umas dez vezes o filme ;}

Espero ter despertado pelo menos uma curiosidadinhazinha bem pequenininha em quem ainda não assistiu. Sério, parem pra ver, se vocês gostam de filmes que toquem o emocional, porque se faltar a razão, sempre vai existir... Towanda!

8 comentários:

nãoseileianaminhacamisa. disse...

ADOROOOOO esse filme! :D

nãoseileianaminhacamisa. disse...

o bom do filme é de fato o jeito que le é feito: clean.
Além de que não é só um drama do começo ao fim, é uma comédia melodramática, muito diferente das de hoje em dia (que são extremamente românticas e burras).

Unknown disse...

exatamente *_*
sou louca por esse filme
nem consigo descrevê-lo direito
ele é bonito de ver, mas vc sabe q n tem grandes recursos estéticos
a trilha é meio jeguinha, isolada, mas no filme vc simplesmente se sente no ritmo
aiin
é ótimo!

DiH disse...

Eu adoro o NOME desse filme para fazer piadinhas de mal gosto tirando totalmente o filme. Tô sendo honesto.

Mas, se um dia eu for falar sério com alguém sobre esse filme (o que eu acho realmente impossível, para ser sincero) eu irei recomendar como um ótimo drama. GOstei mesmo dele, só precisavam mudar o nome, né?

Se bem que, cá entre nós, só esse nome deve ter atraido tanta gente para assistir que... enfim xD

;*

nãoseileianaminhacamisa. disse...

oxe, po, o nome é genial.

Unknown disse...

ql é a piadinha? ;p
lara defendendo, e eu malandrando!

DiH disse...

HUDASHUDASHU

vocês gostam mt do filme, não quero apanhar por contar a piadinha

DUASHDAUSHUDAS XD

DiH disse...

Não sei se vcs já viram, mas a Terça INsana, num dos quadros, faz piada com o nome do filme tb ^^"

Ha uns tempinhos atrás saiu o dvd deles, se tiverem a chance de alugar para ver, é bacana. prefiro mt mais o 'cocégas' mas tudo bem xD